Todo o conteúdo deste Blog é de minha autoria (fotos, textos, filmes), salvo menção expressa. A reprodução é permitida, desde que: a) não haja edição; b) sejam dados os devidos créditos e citada a fonte; e c) não seja feito uso comercial. Agradeço se me informarem.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Série "Meu Ambiente": Fraldas de Pano ou Fraldas Descartáveis?

Taí!
Essa é, na minha opinião, uma das mais bem sucedidas mentiras tornadas verdades. Passamos a acreditar piamente que é impossível viver sem fraldas descartáveis. Que, por exemplo, usar fraldas de pano é algo do tempo das cavernas e totalmente inviável. Algo dificílimo mesmo.
Será mesmo? Ou será que não é mais uma dessas histórias tão bem construídas que nem conseguimos imaginar ser diferente. Bebês rechonchudos usando fraldas nos comerciais é mesmo encantador. Mas e o Planeta? Até onde aguenta? E, afinal de contas, até onde estamos realmente dispostos a contribuir?
Fraldas de pano são a melhor solução? Acho que funciona bem em muitos contextos. Usei nas minhas duas filhas e tudo normal, com a vantagem de que largaram rapidinho as fraldas já que é bastante desconfortável ficar com a bunda molhada. Assaduras? Que nada... é só não ter preguiça de dar uma boa lavada com água e sabão a cada troca. Simples assim... no dia a dia da maioria de nós que dispõe de uma pia por perto. Mas entendo que em outros contextos, as fraldas de pano podem não ser tão viáveis. Depois de ver meu filminho, alguém comentou que em países frios onde as fraldas não secam naturalmente, o gasto de energia pode não compensar. Boa discussão. Tenho certeza de que temos tecnologia para resolver isso. Fraldas biodegradáveis e coisas assim... A questão é que a fralda descartável de plástico surgiu menos de uma necessidade real do que de mais uma maneira da indústria de plástico desovar derivados de petróleo na mesma proporção em que aumenta a sua extração. O mundo invadido por plástico e isopores por todos os cantos é um reflexo do aumento exponencial da extração de petróleo.... Como diz meu amigo Nelsinho: "estamos num trem a 500 km por hora. Há um abismo lá na frente. E nada indica que o trem vai parar".
Enfim.... como sou um Ser cheio de otimismo e esperança, conclamo a todos que deixemos de usar fraldas descartáveis de plástico e procuremos soluções inteligentes para deixar nossos bebês sequinhos, limpinhos e saudáveis sem comprometer o futuro dos bebês deles.

Personagens: Isabela, Daniel e Bruno
Direção: Helena Maltez
Produção: Daniela Bueno
Roteiro: Eládio Teles
Câmera: José Gomes
Edição: Helena Maltez
Supervisão Geral: Chico Daniel Silva