Todo o conteúdo deste Blog é de minha autoria (fotos, textos, filmes), salvo menção expressa. A reprodução é permitida, desde que: a) não haja edição; b) sejam dados os devidos créditos e citada a fonte; e c) não seja feito uso comercial. Agradeço se me informarem.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Pequena Introdução à Economia Clássica*

Preâmbulo
Economia: “Gestão da Escassez”

Minha caçula, de 9 anos, me disse que, quando crescer, quer ser estilista. Naturalmente, fica com pressa para ficar adulta! Mas eu não tenho essa pressa toda. Então eu lhe disse: “Você pode ser estilista agora. Não precisa esperar ser adulta para isso. Pronto, você já é estilista! Posso fazer uma encomenda?”. Pedi a ela que desenhasse um vestido para mim, e eu levaria o modelo para uma costureira fazer. Enquanto isso, comecei a procurar uma costureira para fazer o vestido. Mas qual o quê! Não encontro costureira que trabalhe com malha. E o vestido que Jana desenhou é de malha. Malha, só mais de 40 peças! Só em escala industrial.
Comecei a pensar... quanto tempo leva para se fazer um vestido? Uns 2ou 3 dias? Quanto uma pessoa precisa para viver dignamente, do jeito que ela deseja, já que esse é um direito de todos, já que somos (ou não somos?) todos iguais (em nossa imensa diversidade). Aliás, quanto você merece ganhar para viver dignamente, do jeito que deseja? Essas reflexões me levaram a pensar que o vestido feito por uma costureira custaria muito mais do que eu posso pagar, no mínimo uns R$ 600 (isso sem remunerar a arte da minha filha estilista)! E como pode então que um vestido custe 1/6 disso em uma loja de departamentos? Depois dos custos de material, impostos, lucro da loja, marketing, do transporte de peças e materiais... quanto ganha a pessoa que fez essa roupa? Como ela vive? O que come? Em que condições trabalha? Como cuida de suas crianças? Que meio de transporte utiliza para ir ao trabalho? Ela vê o resultado de seu trabalho completo? Ela se realiza com o que faz? Quem ganha com o seu trabalho?
Se o que desejamos é um mundo em que todas as pessoas sejam felizes, me parece óbvio que essa economia simplesmente não nos serve. A conta nunca vai fechar. Então, é hora de inventarmos uma outra coisa para substituí-la!

* Este texto não tem nenhum compromisso com as teorias clássicas de Economia. Trata-se de uma ficção documental, ou documentário poético... O título tem caráter tão somente estético. 

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Entrevista para o Clarín: Agrofloresta e Economia

No dia 17 de abril, participei do TEDx Buenos Aires.
Um pouco antes do início das falas, fui entrevistada no hall do Teatro San Martin para um site de economia do grupo Clarín chamado iECO. Eu não sabia que seria em vídeo e também não sabia que era para um site de economia. Minha fala no TEDx seria totalmente outra coisa. Acabou que ficou bem interessante.

Aqui está o link para o vídeo:

‎"La agrofloresta como modelo de desarrollo". Por Helena Maltez (TED)

Meus agradecimentos à Francisco de Zárate, economista sensível e inteligente que me entrevistou.

Obs: observem que utilizaram na edição algumas imagens do maravilhoso filme "Nesse Chão Tudo Dá", que o talentoso Felipe Pasine fez quando visitou Ernst, Jurandi e Henrique no sul da Bahia.


terça-feira, 1 de maio de 2012

A Terceira Oficina de Jardinagem Agroflorestal

Novos amigos chegando, observando, manejando e cuidando do quintal agroflorestal Abaetetuba. Ele agradece a visita e o carinho que deixaram por aqui. Voltem sempre. Jovens foram a maioria dessa vez. Fico feliz que o cartaz tenha atraído essa moçada cheia de energia, de sonhos e de vontade de aprender, fazer, agir. É isso aí... que as sementes desse trabalho se espalhem por aí, livremente... criando jardins cheios de vida em todos os lugares...

Helena mostra como colocar a madeira sobre o solo para virar adubo.
Nina faz o manejo.
Rafaela planta uma muda de malva cheirosa.
Colheita farta de abacate. Olha só o tamanho dele!
Colhemos também mandioca e cúrcuma.