Todo o conteúdo deste Blog é de minha autoria (fotos, textos, filmes), salvo menção expressa. A reprodução é permitida, desde que: a) não haja edição; b) sejam dados os devidos créditos e citada a fonte; e c) não seja feito uso comercial. Agradeço se me informarem.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Focalizando Grupos

Colori essa mandala (um presente da Karina ao grupo de estudos sobre grupos do qual eu participo) meditando sobre o principal aprendizado que tive na nossa última oficina. Naturalmente (!), eu já sabia... mas... como todos sabemos... saber na teoria, no mental, na reflexão é uma coisa... saber na vivência, na ação, na emoção sentida, no choro e na gargalhada... é outra coisa... E é com essa outra coisa que o saber vira aprendizado e vira prática e vira hábito, postura, atitude, comportamento. Vivi uma experiência de grupo que jogou na minha cara a seriedade com que um focalizador deve observar seu grupo. Mais do que cumprir roteiros, horários, métodos, trabalhar com grupos significa observar cada participante com o coração, com respeito, com amor, com presença. Como aprendi isso? Não percebendo o que estava acontecendo com o grupo que eu focalizava. Me preocupei tanto em cumprir cada passo do roteiro que eu havia planejado, que esqueci de olhar nos olhos dos participantes... e os perdi... no meio do caminho... Foi uma experiência dolorida perceber isso. Foi duro admitir e assumir. Mas foi fundamental para meu amadurecimento como focalizadora... Sou grata pela experiência vivida e aprendizagem colhida. Que venham muitas outras... e que eu tenha olhos e ouvidos para ver e ouvir!

2 comentários:

  1. Helena, honra poder participar dessa rica experiência. Quiçá possamos aprender juntos seguindo nessa trilha dos aprendizados. É uma alegria poder contar com seu olhar singular sobre a vida. Beijoca Clóvis

    ResponderExcluir
  2. Querida Helena, emocionante seu relato. Sou grata por estar usufruindo esse tempo/espaço junto contigo, tanto aprendizado! Vamos seguir tentando e melhorando, sempre. Linda mandala. Você é um ser muito especial. Beijos, Karina.

    ResponderExcluir