Todo o conteúdo deste Blog é de minha autoria (fotos, textos, filmes), salvo menção expressa. A reprodução é permitida, desde que: a) não haja edição; b) sejam dados os devidos créditos e citada a fonte; e c) não seja feito uso comercial. Agradeço se me informarem.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Vestibular - um Rito de Passagem?

Ouvi de um jovem mestre em Tantra que na tradição de algum povo indígena brasileiro as pessoas trocam de nome a cada rito de passagem, mais ou menos a cada 5 anos. Que lindo... que maravilhoso seria podermos ter o direito de começar cada nova etapa de nossa vida zerando tudo o que ficou para trás, com nova identidade, depois de passar por um rito que mostra que estamos prontos e somos merecedores! Poder começar sabendo que tudo o que aconteceu antes deve ser honrado, mas não faz mais parte de nós. As culpas, as coisas inacabadas, as mágoas causadas noutrem, as dívidas, as vergonhas... tudo zerado... quites com a comunidade, com a família, com o mundo físico e espiritual. Não precisar nunca mais justificar ou explicar algo que foi feito por uma pessoa com outro nome, na qual não nos reconhecemos mais. Enriquecidos, amadurecidos e gratos pelos aprendizados, podermos nos lançar no futuro leves e despojados de qualquer peso do passado. Mostrarmos ritualisticamente nossa coragem, determinação e capacidade e não precisarmos provar mais nada a ninguém.
Penso nisso no dia de hoje... dia do vestibular da minha filha mais velha. Saímos cedo, almoçamos, conversamos, e fui deixa-la no local da prova. Assim que acordou, ela me fez declarações de amor. Declarações que deixaram meu coração alegre e feliz, certa de estar no lugar certo e, de repente, grata por cada segundo do meu passado, pelas alegrias e tristezas, pelas dores e pelas realizações, pelas escolhas e decisões. Senti a gratidão por cada um desses momentos me invadir porque cada um deles me trouxe até aqui, neste exato instante e lugar... para ouvir declarações de amor de minha filha no dia de sua primeira prova do vestibular. Enquanto almoçávamos, ela me disse: “Eu quero tanto passar no vestibular. Eu já estou pronta para essa nova etapa. Vivi tão intensamente o ensino médio. Tudo aconteceu tão perfeitamente na hora certa. Agora já quero outra coisa. Quero estudar assuntos que me interessam. Já estou pronta para entrar na Universidade.” De repente, me lembrei de que mudei de nome quando entrei na Universidade... E durante anos fui chamada por esse nome. E tudo fez sentido.

Um comentário:

  1. Ops, resolvi dar uma passadinha no seu blog e encontrei coisas lindas! Ah, e qual era mesmo o nome que você recebeu na universidade? rs Bjs, Silvia

    ResponderExcluir