Todo o conteúdo deste Blog é de minha autoria (fotos, textos, filmes), salvo menção expressa. A reprodução é permitida, desde que: a) não haja edição; b) sejam dados os devidos créditos e citada a fonte; e c) não seja feito uso comercial. Agradeço se me informarem.

sábado, 19 de novembro de 2011

Série "Meu Ambiente": Lixo Orgânico vira Húmus com Minhocário Caseiro

Aproximadamente 50% de todo o lixo jogado nos lixões brasileiros é composto por lixo orgânico! Transformamos diariamente milhões de toneladas de ouro potencial em problema gravíssimo. Problema porque é justamente essa parte do lixo que causa o maior impacto ambiental nos lixões. Além de atrair ratos e outros bichos nocivos, o chorume produzido polui o solo e o lençol freático. Ouro porque todo lixo orgânico pode se transformar em adubo da maior qualidade. Anacrônico, não é mesmo?

Muitos não sabem o que fazer com o lixo orgânico. Até separam o lixo seco e enviam para reciclar. Mas o incrível é que temos muito mais autonomia para transformar o lixo orgânico do que o seco. Quem de nós consegue reciclar o vidro, o metal ou o plástico? Papel é até possível, apesar de trabalhoso. Mas o orgânico, é tão fácil que não há desculpas para continuarmos misturando com o resto e enviando para os lixões. Como? Utilizando um minhocário caseiro. É o que o Rogério mostra nesse videozinho que fiz para a TV Brasil em 2008.

Se todos nós reutilizássemos o lixo orgânico que produzimos, haveria uma redução drástica na necessidade de coleta pelos caminhões de lixo. Metade dos caminhões dariam conta. Reduziria também a emissão de CO2, o trânsito e a manutenção das ruas. Tudo de bom... Então por que ainda não acontece?



FICHA TÉCNICA
Personagem: Rogério Vereza
Gravação: 28/04/09
Direção: Helena Maltez
Produção: Daniela Bueno
Roteiro: Eládio Teles
Câmera: Henrique Crasto
Edição: Helena Maltez
Trilha Musical: Ben Charles
Supervisão Geral: Chico Daniel Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário