Todo o conteúdo deste Blog é de minha autoria (fotos, textos, filmes), salvo menção expressa. A reprodução é permitida, desde que: a) não haja edição; b) sejam dados os devidos créditos e citada a fonte; e c) não seja feito uso comercial. Agradeço se me informarem.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Lagartas

É tempo de lagartas em Abaetetuba!
Responsáveis e trabalhadeiras, elas podam as minhas plantas antes da seca, adubam a terra e enfeitam meu jardim. Como se isso não bastasse, depois ainda viram borboletas!
Algumas são totalmente inofensivas. Outras, são tão ornamentadas que nos perguntamos a quem querem impressionar com tantos microdetalhes artísticos. Um desbunde de diversidade de formas e cores! Elas me fazem lembrar de quando o Pequeno Príncipe fala dos espinhos das rosas e de sua utilidade: "Elles se croient terríbles avec leus épines!" (Elas se acham terríveis com seus espinhos). E de quando sua rosa o consola sobre o perigo das lagartas quando ele se for: "Il faut bien que je supporte deux ou trois chenilles se je veux connaître les papillons." (Eu tenho que aguentar duas ou três lagartas se quiser conhecer as borboletas.).
Que rosa sábia!
Uma pequena amostra do que encontrei por aqui:

Vejam a delicadeza dos desenhos... quem querem impressionar com toda essa arte?
Essa adora folhas de maracujá. Deve ser bem calminha...

Lagarta ou chumaço de algodão?

Escandalosa!

Uma semana com a pele ardendo depois de encostar nessa. Ela sabe se defender.

Achei que eram folhas de cajueiro, mas eram folhas de um certo ipê do Cerrado!

Essa é enorme e adora as folhas do jasmim manga. 

Delicada, totalmente inofensiva

Assustadora, né? Igualmente inofensiva

Agora, uma que foi flagrada em outro lugar: Vila das Crianças. Durante uma oficina, uma das alunas veio me mostrar o que havia encontrado... ela sabe que eu amo lagartas!


2 comentários:

  1. Helena,
    Pela primeira vez encontro uma pessoa sábia sobre lagartas. Em geral, as pessoas matam as lagartas porque são "feias", "perigosas", "maldosas" e outros adjetivos que estão longe da verdade. Quando pergunto a esses assassinos de lagartas, se gostam de borboletas, todos dizem que sim, é uma contradição que não consigo entender. Prabéns pelas fotos e por lembrar da roda do Pequeno Príncipe. Saint Exuperry agradece também. JAIR.

    ResponderExcluir
  2. Olá , gostaria de saber o nome da lagarta cuja legenda da foto é : ''Lagarta ou chumaço de algodão ''.

    Fico grato , Thales

    ResponderExcluir