Todo o conteúdo deste Blog é de minha autoria (fotos, textos, filmes), salvo menção expressa. A reprodução é permitida, desde que: a) não haja edição; b) sejam dados os devidos créditos e citada a fonte; e c) não seja feito uso comercial. Agradeço se me informarem.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Mato Amigo*


No meio agronômico, chama-se mato tudo aquilo que você não quer ver crescer na sua lavoura. Essas plantas indesejadas também são chamadas de ervas daninhas, ervas más ou plantas invasoras. Imagino que devam existir dezenas de nomes regionais para essas plantas não queridas pelas pessoas.
Na ideia antropocêntrica de se fazer agricultura, o primeiro passo é limpar a terra. Tirar da frente tudo o que for verde ou se mexer. Depois de limpa, planta-se nessa terra as sementes daquilo que se deseja colher. Geralmente, só uma coisa. Chama-se a isso de monocultivo. Cultivo de uma única espécie.
Enquanto o que desejamos colher cresce, todo o resto é considerado mato, erva daninha ou planta invasora quando entra na nossa área. Qualquer planta que se atrever a germinar naquele solo será arrancada, cortada ou envenenada. Não há a menor chance de sobrevivência para qualquer outra espécie que não seja a espécie desejada pelo ser humano que possui aquele pedaço de chão.
Depois que a planta desejada crescer e produzir aquilo que o homem quer, se for uma planta anual como o milho, a soja ou o feijão, morrerá e a terra ficará limpa novamente para que o esse ciclo recomece.
As plantas daninhas são, em regra, odiadas ou às vezes, só temidas. Há livros e livros dizendo como podemos nos livrar delas. Técnicas diversas, listas enormes de venenos.
Antigamente, pois, eu também olhava para elas com incômodo. Não sabia o que pensar e ficava chateada quando cresciam no meu jardim. Ai, que trabalheira... preciso arrancar tudo aquilo... quanto tempo vai me tomar...
Hoje, tudo se transformou. Sou grata a cada uma delas individualmente e a todas coletivamente. Elas dão colorido ao meu quintal e estão sempre dispostas a me ajudar a cobrir o solo quando faço o manejo. Sinto sua falta quando preciso de matéria orgânica e não há nada disponível e tenho que trazer de fora. Sinto que há algo errado. De vez em quando, aparece uma visita casual que me conta que o chá daquela é bom para o estômago e que a flor daquela outra é comestível. Vou descobrindo pouco a pouco que todas elas tem uma função, um dom, uma habilidade, uma forma de contribuir para que meu quintal seja mais bonito e produtivo.
Percebi também que gostam de ser manejadas. Algumas crescem rápido depois de podadas, fornecendo rotineiramente a matéria orgânica que preciso para o dia-a-dia. Outras dão florezinhas lindas e delicadas e morrem. Se cortamo-nas logo depois de florescerem, curtimos as flores e ainda aproveitamos o restinho de massa para cobrir o solo. Coloco algumas das mais temidas em vasos e jardineiras onde, reinando, enfeitam e embelezam minha casa. Descubro novas formas de usá-las ao observar como se comportam, como crescem, como reagem à poda.
Hoje, quando manejo o quintal, sinto imensa gratidão por existirem. Convido-as a virem, a se apresentarem, a me revelarem seus segredos. Nenhuma é indesejada. Como jardineira, agradeço sua existência e utilizo-as.
As plantas que dão a maior parte do alimento hoje (trigo, milho, arroz, por exemplo), foram um dia plantas daninhas. A cevada era mato no meio do trigo. Tomou conta e para fazer uma limonada, os agricultores começaram a domesticá-la. Foi graças a milhares de gerações de agricultores e agricultoras que trigo, milho e arroz chegaram até nós. Foi com seu incansável trabalho de plantar, cuidar, colher, selecionar, plantar de novo, todos os anos, ano após ano, armazenando, trocando, distribuindo... que criaram centenas de variedades locais adaptadas a cada uma das específicas necessidades. De todas as cores, de todos os formatos e composições, o milho e o feijão são exemplos escandalosos. Ambos são latinoamericanos e foram domesticados, selecionados e adaptados por nossos ancestrais que viveram nessa terra antes de nós e aos quais devemos boa parte do nosso alimento. Além deles, a abóbora, o inhame, o cará, a mandioca. A pimenta e o amendoim.
E por onde anda toda essa diversidade? Desaparecendo sob o mesmo massacre que extermina ainda hoje nossos irmãos indígenas. Sob o massacre da uniformidade e do controle. Sob o massacre do lucro e da ganância. Sob o massacre que é para as culturas todas o controle privado da semente, que é a única possibilidade de futuro.
E nós? Que sementes vamos deixar para as próximas gerações?

*texto originalmente publicado no Jornal "Deusa Viva", da Teia de Thea, em sua edição de outubro.

2 comentários:

  1. Adorei, Helena, estou fazendo meu jardim e tenho os mesmos sentimentos ambivalentes com essas praguinhas... fiquei super feliz quando encontrei essa publicação ensinando a preparar algumas delas http://www.redesans.com.br/redesans/wp-content/uploads/2012/10/plantas-ruderais.pdf Obrigada e parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da sua postagem. Vou olhar mais mensagens no seu blog.
    Sempre sinto dor no coração ao arrancar qualquer planta, mesmo as consideradas daninhas, menos a braquiária! Esta gosto de substituir como o maior prazer! Que ela volte para seu lugar de origem na Africa! Quanto às outras, acho que a Mãe Natureza é sábia e não faz as coisas de forma aleatória, muito menos inúteis. Somos muito ignorantes no que diz respeito ao mundo das plantas. Gosto de estudar e utilizar as plantas para curar, e, mesmo nas mono culturas para alimento, procuro utilizar e preservar as "sementes mães", as naturais que nascem e se reproduzem, podem ser plantadas, colhidas e replantadas. Já consegui chegar no ponto que não mais dependo de comprar semente de milho e feijão, entre outras. Assim vamos voltando às origens e fugindo da máfia das grandes industrias de sementes...

    ResponderExcluir