Todo o conteúdo deste Blog é de minha autoria (fotos, textos, filmes), salvo menção expressa. A reprodução é permitida, desde que: a) não haja edição; b) sejam dados os devidos créditos e citada a fonte; e c) não seja feito uso comercial. Agradeço se me informarem.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Jardinagem Agroflorestal no CEMEIT - Taguatinga-DF

28 de maio, segunda oficina de jardinagem agroflorestal com jovens da EIT, Centro de Ensino Médio de Taguatinga-DF. Foi um convite do projeto Mapa Gentil (http://mapagentil.com.br), realizado pelos meu amigos e parceiros do Faísca Associação Cultural e pela Flávia, professora daquelas que nasceram para isso, vocacionada, entregue, inteira. Integrando-me, por meio da jardinagem, ao projeto e à EIT, começo devagarinho, ainda em processo de aproximação, sedução, conquista. Compartilho algumas imagens dessa nossa pequenina e riquíssima oficina (todas as fotos, com exceção das 2 últimas, foram feitas pela Ana Carolina Lima, aluna da EIT e participante da oficina):

Uma breve rodada de apresentação para sabermos os nomes uns dos outros. Que barato fazer uma atividade envolvendo alunos e professores para aprendermos juntos!
Eu levei uma terra rica em matéria orgânica do meu quintal. Assim, pudemos observar a diferença com relação à terra do canteiro onde resolvemos fazer nossa intervenção. Foi um bom pretexto para conversarmos sobre a importância da vida no solo.
Primeiro passo: tirar toda a sujeira do canteiro.
Lixos diversos foram encontrados. 
Segundo passo: podar galhos e folhas velhos e secos. Aqui mostro como fazer.

E aqui o Rafael pratica, podando um galho seco da azaléia...
... e folhas velhas da agave dragão.
Depois de fazermos uma capina seletiva, Flávia e Ana Clara espalham o adubo orgânico sobre a terra do canteiro. 
Isabela mistura o adubo na terra e planta flores para o canteiro ficar alegre e colorido. 
Quase terminamos... penúltimo e dos mais importantes passos: cobrir o solo com matéria orgânica. Mas... não havia fonte de matéria orgânica na escola. E agora? Isso será tema da nossa próxima oficina, porque cobrir bem o solo é condição essencial para fazermos uma jardinagem realmente ecológica.
Flávia semeia salsinha, uma das poucas hortaliças que suporta meia-sombra. Afinal, também é essencial inserirmos plantas comestíveis nos nossos jardins!
Antes e durante a prática, conversamos sobre a função de cada ferramenta utilizada na jardinagem agroflorestal, sobre o conceito de Permacultura e de Cultura, sobre a poda das plantas como estratégia de dinamização dos sistemas, sobre a função da meso e microfauna do solo e também sobre os desafios culturais para o cultivo de jardins agroflorestais na cidade, já que esses exigem um solo densamente coberto e cheio de vida. As perguntas foram muitas... o que demonstrou o interesse dos participantes!

Agradeço o preciosa participação de cada um dos que estiveram presentes e ao Ministério da Cultura que, por meio do Prêmio Tuxaua, apóia minha participação nesse projeto tão desafiador quanto inspirador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário