Até o que parece, a primeira vista, estático, como por
exemplo uma planta ou uma rocha, assim parece somente porque a escala de tempo
dos humanos é diferente da escala de tempo desses Seres. As rochas se movem,
racham, deslocam-se, acumulam matéria e crescem, são intemperizadas e
transformam-se em solo. Muitos afirmam que rochas são seres vivos.
Há um filme na internet feito a partir de imagens da série
VIDA da BBC, narrada por David
Attenborough (http://vimeo.com/26332964). Filmado ao longo de dias,
meses, ou quem sabe anos, os realizadores mostram o delicado e sutil movimento
das plantas. Em seu crescimento, exploram espaços, sobem e descem, abrem-se em
flores coloridas. Mas olhos atentos podem ver o movimento das plantas mesmo sem
que seja necessário acelerar as imagens como nesse filme maravilhoso.
E as crianças? A definição de criança é movimento. Elas necessitam
do movimento para crescerem. Tendo a acreditar que crianças educadas em
ambientes e culturas muito sóbrios e rígidos, nos quais não podem se movimentar
livremente, tendem a se tornar adultos tristes. Se existe algum estudo a esse
respeito, gostaria de conhecê-lo.
Pedagogos, educadores e psicólogos que trabalham com
educação infantil são unânimes em dizer que o movimento é essencial para o
desenvolvimento intelectual e cognitivo da criança, assim como o é para seu
desenvolvimento físico. Para a criança pequena, o movimento é a forma de
conhecer o mundo e de se comunicar. Portanto, as crianças não ficam se mexendo
o tempo todo só para irritar os adultos (apesar de muitos pensarem e sentirem
assim). Elas se mexem porque o movimento é necessário à oxigenação de suas
células. Elas se mexem o tempo todo porque tudo lhes interessa. Oxigenadas,
suas células são ávidas por conhecer, experimentar, vivenciar, viver. Seu corpo
exige a movimentação constante para que os músculos se estendam, para que suas
veias e artérias se estiquem, para que suas sinapses se formem. Seu corpo exige
o movimento, para ficar forte e sustentar os ossos que crescem e o seu próprio peso,
que aumenta a cada dia. Deixar que a criança experimente e vivencie o movimento
livre e natural do seu corpo é essencial para que uma criança cresça feliz e
equilibrada.
O quintal agroflorestal, ele também está sempre em
movimento.
Vejo que muitos têm a expectativa de que chegará o dia em
que o quintal estará pronto. Isso não existe. A menos que seja gasta uma
quantidade enorme de energia para mantê-lo estático. Além de podas frequentes,
seria necessário utilizar adubos químicos e venenos sistematicamente para
evitar o movimento do jardim. Criaríamos assim jardins frios e hidrofóbicos,
que rejeitam a água e a vida.
Se o que desejamos é a vida em abundância e se o que
desejamos é viver em consonância com o fluxo da vida, é necessário deixarmos a
sucessão acontecer, as espécies se substituírem, plantas morrerem e outras surgirem.
Um quintal agroflorestal muda o tempo todo. Quando começamos
a acumular vida no solo, deixando-o abundantemente coberto com folhas e galhos
(serapilheira), as sementes trazidas pelo vento, pelas aves, morcegos e todo
pequeno animal que passar por ali germinam. Se for hábito levar para o quintal
agroflorestal todo o resto orgânico da cozinha, inclusive caroços e sementes,
então tomates, abóboras, manga, mamões e toda fruta que gostamos de comer
brotarão magicamente no quintal. Em um quintal agroflorestal vivo e dinâmico, uma
horta se transforma em pomar, o pomar volta a ser horta. A touceira de banana
se expande, anda, e ocupa novos cantos do quintal deixando para trás solo
fértil e mudas de frutíferas em crescimento. Árvores antigas se tornam adubo e
ornamentais de sombra se expandem em espaços onde antes havia sol em demasia
para elas. Em um quintal em movimento, nosso papel é o de espalhar sementes e
estacas por todo o canto e observar a linguagem das plantas que vão nos
mostrando os melhores ambientes para cada uma, as interações mais felizes com
suas vizinhas. A partir dessa observação, podemos, com nossa intervenção, por
meio do manejo, atuar de forma positiva, acelerando o movimento e o acúmulo
crescente de vida e abundância.
Por tudo isso, um projeto de quintal agroflorestal é somente
uma referência, um guia, uma direção a seguir, um lugar por onde começar, um
destino fictício a nos orientar. Não se
deve ter a expectativa de conseguir fazer um desenho exato de como estará o
quintal daqui a 10 anos. Isso seria ter a boba expectativa de que podemos
determinar exatamente como serão nossas crianças daqui a 10 anos. Tentativa
infrutífera que pode ter como consequência a frustração. Estejamos abertos ao
novo, ao inesperado, ao movimento. Que venham as sementes trazidas pelas aves
que descansam nos galhos das nossas árvores, que germinem aquelas que vão junto
com o resíduo orgânico da nossa cozinha. E que todas as crianças do mundo tenham
o direito de movimentar-se e tornar-se exatamente aquilo que fará delas pessoas
felizes.
chuvas de jan de 2011 |
seca de maio 2013 |
* Originalmente publicado na edição de abril/2013 do Jornal Deusa Viva, da Teia de Thea (www.teiadethea.org)
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