Todo o conteúdo deste Blog é de minha autoria (fotos, textos, filmes), salvo menção expressa. A reprodução é permitida, desde que: a) não haja edição; b) sejam dados os devidos créditos e citada a fonte; e c) não seja feito uso comercial. Agradeço se me informarem.

terça-feira, 11 de março de 2014

Criança e Movimento

"Mamãe, eu acho muito chato ficar parada" (Jana, 8 anos)

Vida é movimento.
Criança é movimento.
Impedir esse movimento é sabotar o seu crescimento, a sua expansão.
Quando a gente se movimenta, ocupa um lugar maior no espaço.
Isso é Expansão.
E o que todos queremos?
Você não quer se expandir?
Expandir sua percepção, sua intuição, sua ação no mundo?
Mas muita gente se expandindo ao mesmo tempo exige que nossas expansões se integrem, se mesclem, se tornem o que sempre já foram: um Ser só.
Ah... quantos desafios... no se colocar totalmente à disposição de se mesclar com o outro...

O mundo, para a criança, está em constante movimento. O mundo parado a incomoda. Por isso ela se mexe o tempo todo. Crianças que são tolhidas no seu movimento ou na sua criatividade (atributo diretamente relacionado ao movimento), poderão, se não se cuidarem ao longo do caminho, tornarem-se adultos amargos, violentos ou tristes. Você conhece alguém assim? Ainda bem que sempre há tempo de olhar para isso de frente e fazer o que tem que ser feito, que é que viemos fazer nessa temporada por aqui: desenvolver nossos dons e talentos e colocá-los a disposição do mundo.

É por isso que, por mais que isso às vezes seja enlouquecedor, é importante que deixemos os movimentos e criatividade de nossas crianças se expressarem, temos que deixar seus movimentos livres, é necessário que confiemos e deixemos. Sejamos honestas com elas. Podemos falar dos nossos limites, das nossas dificuldades. Podemos lhes falar dos riscos. Podemos e devemos partilhar responsabilidades e cuidados uns com os outros. 

É claro que também é importante mostrarmo-lhes o quanto é bom o estado de contemplação, da calma, o estado meditativo. O quanto é bom simplesmente observar, ouvir, ver, sentir, sem ter que, a todo momento nos expressarmos, nos movimentarmos tanto, falarmos tanto. Mas só uma criança saciada de movimento conseguirá ficar parada. Tudo bem que algumas parecem ser insaciáveis. O que fazer com elas? Dar-lhe uma gotinha ou uma pílula mágica que, de um segundo para o outro a tornará uma criança calma e dócil? É uma opção. Que eu não faria nunca.

Prefiro saciá-la de movimento e me surpreender com o sorriso largo, a gargalhada solta, o olhar brilhante da criança que se expande. Há muitas crianças dentro de adultos querendo se expandir. Deixe...



Nenhum comentário:

Postar um comentário