Todo o conteúdo deste Blog é de minha autoria (fotos, textos, filmes), salvo menção expressa. A reprodução é permitida, desde que: a) não haja edição; b) sejam dados os devidos créditos e citada a fonte; e c) não seja feito uso comercial. Agradeço se me informarem.

domingo, 8 de maio de 2011

Feliz Dia da Mães!*

Hoje é dia das Mães, dia criado para vender coisas e fazer a roda da fortuna girar, mas que, como efeito “colateral”, lembra às pessoas para pensarem em suas mães e as presentearem. Aquela que foi o meio pelo qual o Grande Mistério nos fez chegar a esse mundo para vivenciar essa jornada. Aquela que cuidou de nós quando éramos bebês. Que nos protegeu de todos os perigos do mundo até que pudéssemos nos defender por nós mesmos. Aquela que nos ensinou o Amor, para que soubéssemos, ao longo da nossa vida, Amar. Ela, que passou noites em claro cuidando da nossa febre. Que nos banhou, escovou os dentes, limpou a nossa bunda e nos alimentou para que pudéssemos estar aqui, sãos e prontos para trazer mais beleza ao mundo por meio das nossas ações. A que cuidou de nós. Portanto, é dia de honrá-la. Só hoje? Não. Todos os dias. O dia das Mães serve para que os que se esqueceram disso se relembrem e possam novamente honrar esse Ser tão amado e sagrado. Nossa Mãe. Aliás, as Nossas Mães. Porque temos várias a honrar. A que nos carregou no ventre. A que cuidou de nós (e que, muitas vezes, é a mesma). As que vieram antes de nós, a nossa linhagem ancestral feminina. Se qualquer uma delas tivesse desistido, não estaríamos aqui agora. Vamos honrar e agradecer a cada uma delas. E também aquela que nos abriga, nos dá o alimento e permite a nossa vida: A Grande Mãe, Mãe Terra, Gaia. Esse organismo vivo do qual fazemos parte, do qual somos um dos componentes e cujo funcionamento harmônico permite nossa existência. Portanto, dia das Mães também é dia de honrar a Natureza sob todas as suas formas e manifestações, agradecê-la e presenteá-la. Como? Como presentear a Mãe Natureza? Cuidando dela. “À Mãe, não se maltrata”, como ouvi do Mestre Boaventura de Souza Santos. Disse ele: “À Mãe... se cuida”. Cuidar da natureza é deixar que plantas e animais possam viver. É permitir que seus ciclos se completem, que os rios corram livres, limpos e abundantes de vida. É deixar que as aves migrem, que as plantas cresçam, que os bichos se espalhem por seus territórios, em todos os lugares. Não somente lá na Amazônia ou nos Parques destinados a esse fim. Mas aqui, na nossa frente, na nossa vida. Em regra, todos querem a conservação da natureza, mas desde que seja bem longe... lá no Parque Nacional, lá na Amazônia. Porque aqui, no nosso bairro, tudo é cimentado, as árvores são cortadas dando prioridades a fios e tubulações, os bichos são dizimados, plantas sistematicamente cortadas, arrancadas e queimadas. Aqui, a natureza só serve se for toda bem arrumadinha e limpinha. Totalmente controlada. Por isso, que tal presentearmos Mãe Terra pensando em como podemos deixar o lugar onde vivemos mais cheio de vida, de plantas e de bichos, de gente bonita, saudável e feliz? 


*Texto escrito em profunda gratidão à minha querida mãe, Maria Gil, que me carregou no ventre, cuidou de mim e cujo amor incondicional permitiu e continua permintindo que eu seja como sou e viva como vivo. Obrigada, mãe.   

É maio e Abaetetuba está em Flor para celebrar o Dia das Mães!




Um comentário:

  1. Helena linda, seu blog é maravilhoso! Quero lê-lo todo com mais calma.
    E esses desenhos fofos da sua filha? Parabéns!
    Feliz dia das mães!
    Grande beijo,
    Cris - Lua Nova

    ResponderExcluir