Todo o conteúdo deste Blog é de minha autoria (fotos, textos, filmes), salvo menção expressa. A reprodução é permitida, desde que: a) não haja edição; b) sejam dados os devidos créditos e citada a fonte; e c) não seja feito uso comercial. Agradeço se me informarem.

sábado, 22 de outubro de 2011

Série "Meu Ambiente": Bicicleta como Meio de Transporte

Essa foi a segunda pílula realizada para a série "Meu Ambiente" (que, no final das contas, nem se chamou assim porque o nome já estava registrado!), e a primeira que eu editei praticamente sozinha. Era domingo e o Henrique, meu colega na TV Brasil, me ensinou a usar o Adobe Première Pro. De madrugada eu tinha terminado. Virou minha cachaça. 

Na busca de personagens para esse filme, conheci várias tribos que curtem a magrela no esporte e no lazer. Também conheci o pessoal dos movimentos que discutem a questão da mobilidade urbana. Foi então que aprendi que não se trata somente de usar a bicicleta no lugar do carro, além disso, é necessário repensar as cidades para que: (i) não precisemos nos deslocar tanto; (ii) haja um sistema de transporte público de excelência, que atenda a cidade toda com conforto e segurança; (iii) se desenvolva uma cultura de paz e respeito no trânsito entre bicicletas, carros, veículos coletivos, motos, caminhões... ; (iv) haja um sistema de ciclovias que realmente correspondam às necessidades de deslocamento das pessoas e não somente passeios que não levam de nenhum lugar a lugar nenhum, e assim por diante.

Bicicletas e pedestre sofrem em Brasília. O que mais me impressiona, me inquieta e me deixa indignada é a falta de calçadas. Fico atônita. Fora do Plano Piloto simplesmente não há calçadas! Quem pode imaginar uma coisa dessas? Uma cidade sem calçadas! Uma visão bizarra: legião de pessoas caminhando na beira do asfalto, no meio da grama, na terra. A cidade se expande à velocidade da luz e os erros se perpetuam, cada centímetro sendo incorporado ao patrimônio privado em detrimento do espaço necessário para o deslocamento seguro e agradável das pessoas. Enfim... muito a se fazer, muito a se mudar, muito a se pensar e mil soluções possíveis.

Personagem: Manuel Corrêa
Direção: Helena Maltez
Câmera: José Gomes
Roteiro: Eládio Teles e Helena Maltez
Edição: Helena Maltez 
Produção: Daniela Bueno
Trilha Musical: Ben Charles
Supervisão Geral: Chico Daniel Silva




Nenhum comentário:

Postar um comentário