Todo o conteúdo deste Blog é de minha autoria (fotos, textos, filmes), salvo menção expressa. A reprodução é permitida, desde que: a) não haja edição; b) sejam dados os devidos créditos e citada a fonte; e c) não seja feito uso comercial. Agradeço se me informarem.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Série "Meu Ambiente": Sacolas Ecológicas

Finalmente, compartilho aqui os filmetes da série "Meu Ambiente" que dirigi quando eu estava na TV Brasil. Foi-me pedido para bolar uma série de interprogramas de 1 minuto sobre meio ambiente para ser exibida nos intervalos da programação.

Primeiro pensei: "1 minuto? Mas isso não é nada...". Então resolvi fazer uma limonada. E descobri que 1 minuto pode ser bastante tempo! E que às vezes é suficiente. Foi então que decidi mostrar pessoas reais, que incorporaram no seu dia-a-dia atitudes simples que elas consideram que contribuem com a conservação da natureza. Todos os personagens falam com o coração, falam a partir de uma verdade acreditada e vivida. Conheci pessoas incríveis. Quase todas se tornaram amigos ou amigas. Qual não foi minha surpresa quando comecei a mostrar os vídeos nos lugares onde eu ia e as pessoas se envolviam, queriam contar o que faziam, se comprometiam a assumir novos hábitos. Percebi a força da fala e da biografia das pessoas. Algo óbvio e publicado em verso, prosa e trabalho científico: a empatia que acontece quando alguém faz algo bom, quando alguém mostra que é possível e fácil fazer o bem. Foi então que me tornei, magicamente, documentarista.

Esse que apresento aqui, sobre o uso de sacolas ecológicas ou permanentes, foi o piloto da série. Tema atualíssimo e muito mal resolvido. Todo mundo sabe o impacto que essas sacolas estão causando, há legislação em vários países e em vários municípios brasileiros, mas essas leis não conseguem entrar em vigor ou serem implementadas por esse motivo ou aquele. Um desses ou daqueles é, obviamente, a indústria de sacolas de plástico, que chora a perda de empregos que o fim das sacolas causaria! E argumenta que o problema não é o plástico, são as pessoas que os jogam em qualquer lugar! Enfim... essa loucura toda que faz a minha cabeça girar... e querer fazer mais filmes... mostrando as alternativas, as possibilidades, as saídas, a mudança necessária para continuarmos desfrutando da maravilha que é viver em um Planeta Vivo chamado Terra.

A personagem desse piloto é Taís Benato, que se tornou amiga querida depois que a série nos apresentou uma à outra. Foi ela que me mostrou um de meus filmes prediletos: "La Belle Verte", que sempre exibo nas minhas oficinas de jardinagem agroflorestal. Valeu Taís!

Ficha Técnica:
Concepção e Direção: Helena Maltez, Câmeras: Henrique Adônis Lucena, Roteiro: Helena Maltez e Eládio Teles, Edição: Henrique Crasto e Helena Maltez, Produção: Daniela Bueno, Trilha Musical: Ben Charles; Supervisão Geral: Chico Daniel Silva.


Um comentário:

  1. muito muito muito bom...ambinete em 1 min...1 minuto para o seu ambiente...minuto ambiental...essa série não pode parar...eu ajudo a divulgar

    ResponderExcluir