Todo o conteúdo deste Blog é de minha autoria (fotos, textos, filmes), salvo menção expressa. A reprodução é permitida, desde que: a) não haja edição; b) sejam dados os devidos créditos e citada a fonte; e c) não seja feito uso comercial. Agradeço se me informarem.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Manejo Agroflorestal do Quintal: um mutirão agroflorestal inesquecível

Aconteceu no domingo, dia 19 de agosto de 2012. Um domingo perfeito com pessoas lindas e incríveis. Mas... vamos às fotos: 


Os meninos chegaram cedo... loucos para podar tudo, cheios de energia e alegria. Iago, Demétrio, Lucas e Tarcísio. Nessa foto, acho que Tarcísio e Iago nem sabiam que estavam sendo fotografados. Os sorrisos são de verdade! Pedi que escolhessem onde queriam manejar. Escolheram esse lugar, embaixo do abacateiro, forrado de helicônias velhas. Pronto. Começou a cortação geral... Importante: picar bem e deixar tudo arrumadinho, encostadinho no chão, bem espalhado, cobrindo bem o solo. Nesses tempos de seca, o negócio é deixar a terra protegida. E, também, prestar bem atenção para não cortar nem pisar nos bebês de árvores espalhados pelo quintal. 


Olha aí o Lucas e o Tarcísio trampando firme. Bonito de ver!


Esse foi o grupo da manhã. Nesse momento, no meio do dia, alguns já tinham que ir. Outros chegariam em breve. Da esquerda para a direita, de cima para baixo: Tarcísio (moço sorridente e silencioso), Armin (que deu um trampo incrível!), Lucas (moço sensível), Loise e Leo (visitantes de primeira viagem, adorei terem vindo; grata pela sacola de sementes... que presentaço!), Lena, Araci (cujas palavras me emocionaram muito logo na roda de abertura), Iago (o tarzan do dia), Mônica, Demétrio (o ajudante de tarzan), Helena (eu) e Aline (amiga querida cada dia mais linda). Inclusive, a Aline e o Guilherme foram os responsáveis, junto do a Lena, pelo almoço espetacular que deu o tom de saciedade e abundância à oficina. Gratidão eterna. Aqui nessa foto de baixo, a Aline e o Guilherme abrem castanhas para o delicioso molho pesto que prepararão para nós em seguida.



Enquanto isso, Isabela, a filha do casal, livre, leve e solta, explora as possibilidades de brincadeira no quintal. Inspiração para a oficina das Crianças!

 Aha!
Onde está Wally? Digo, onde está Demétrio???


Tarzãs do dia!!!
Adivinhem a altura em que se encontra o rapaz abaixo...

 



 Pois é.


E eu, tocando sininho loucamente, anunciando o almoço... achei que comida podia ser algo atraente para moços jovens e cheios de energia, mas que fome o quê? Quem é que tira o moço la de cima? Parece a Patrícia que, quando subiu, não descia nunca mais de tão bom que é ficar lá em cima.
É isso!
Arvorismo de quintal, nova modalidade de esporte: esporte agroflorestal!


Ufa... todo mundo desceu, e vamos almoçar! Dá para perceber a felicidade no ar?


E o povo foi chegando, durante e depois do almoço: Sérgio, Fabi, Cláudia, Daniella, Laís e Daniel, Marcelo. Aliás esses últimos dois estão aí nessa foto de baixo, picando e arrumando sobre o solo a enorme quantidade de massa que veio para o chão com a poda do abacateiro. Alimento para os bichinhos fungos. Que proliferem, tornando cada vez mais vivo o solo desse lugar!  



Aqui, Lena, depois de nos ter alimentado com seu banquete feito de amor, coloca a mão na massa também na organização do material podado. Na foto ao lado, escondida no meio das folhas está a Fabiana, mostrando ao Tarcísio como se maneja um bananal.


Agora, Iago trabalha no chão, em segurança, para minha alegria! Cortar e organizar assim o material no chão faz a gente se sentir parte. Uma coisa tão simples e tão profunda. O tipo de coisa que só a poesia pode, talvez, ser capaz de descrever. Algo que não se aprende em livros nem em filmes. 
Algo que só a vivência pode nos fazer sentir. Só viver torna possível existir.


4 comentários:

  1. Helena, olá!!! Sou a Shawanna Lá no CEMEIT aluna da Flavia, com quem a senhorita esteve conversando a alguns dias antes da feira de ciências, bom... Amanhã a gente começa, e quero agradecer a ti por ter nos ensinado bastante coisa e por ter nos ajudado. Libera aii o aba, pra eu conseguir te seguir aqui no blog, obrigado! Ah e... Assim que acabar a feira lhe mando as fotos. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por saber que nossa conversa as inspirou! Aposto que foi lindo. Envie as fotos sim. Não sei como faz para "liberar o aba pra vc poder me seguir no Blog, mas vou tentar descobrir - rs. Beijo grande e nos vemos em breve para plantar jardins na CEMEIT!

      Excluir
  2. Oi Helena, que surpresa boa encontrar esse teu blog!!

    Cheguei aqui através do jornal Deusa Viva, lendo sobre teu carinho e amor pelas plantas... Depois de 4 anos com quintal de apartamento, finalmente eu e minha família nos mudamos, e agora temos um quintal enorme!! e estamos planejando exatamente isso, um quintal agroflorestal. O terreno é beeem arenoso, e estamos na fase de enriquecer com massa vegetal, muito feijão, e deixar crescer o mato para depois cortar!

    E nesses coicidências da vida, encontrei em uma das tuas fotos a Mônica, fazia coral com ela aqui em Floripa. Se tiveres contato com ela, diga que a Val, do Coral da Ilha, lhe manda um grande beijo!

    Beijos pra ti também, e quero voltar aqui mais vezes, e compartilharmos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito prazer, Val, em receber sua visita aqui no Blog! Apareça sempre e nos conte a evolução do seu quintal que espero poder conhecer um dia cheio de vida e agrofloresta! Vc já viu o filme do meu TEDx Buenos Aires. Lá tem um filme que fiz do meu quintal. Está em: http://www.youtube.com/watch?v=he2617T_s7U. Beijos e tudo de bom!

      Excluir